Como ter a disponibilidade criativa e lúdica de um anônimo construtor de castelos de cartas que se submete apenas às injunções do próprio medo (sagrado medo!) de que eles desabem diante dos seus próprios olhos?

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Três Poemas No Início de Fevereiro

ESPERANÇA E MEDO

Você permanece uma manhã brilhante
Engastada no meu peito que entardecia,
Então todos os pássaros do meu mundo
Não fazem senão saudar a sua chegada.

Toda essa seiva de sol sempre nascente,
Inoculada nas minhas veias viciadas
No fluxo mortiço das horas nubladas,
Talvez signifique que este súbito apego
À vida jamais se oxidará no meu corpo.

É por tanto que temo que esse encontro
Embriagado da aurora com o crepúsculo,
Se atire de peito aberto, suicida precoce,
Alucinado, sobre a lâmina afiada da noite.


PLANALTO

Do alto de mim
Observo-me:
Tal servo da terra,
Das coisas.

Do alto de mim
Observo-me:
Severo espectro
Com olho de pássaro
Adicto ao mundo.

Pastor de perguntas
Mancas, erradias,
Desgarradas das trilhas
Dos costumes.

Do alto de mim,
Megafone em punho,
Espantalho de gestos
Desesperados,
Figurante de cenas
Não filmadas,
Locutor de mensagens
Cifradas,
Encenador habitual
De fantasmagorias,
Este que se altera
No alto de mim,
Guarda de trânsito
Multando-me os sonhos
Estacionados
Nas amplas calçadas
Sem transeuntes
Que há sob mim.


SUSPENSÃO DE JUÍZO

Não busco mais definições.
Apenas observo a cortina
Esvoaçando
Contra o frontispício do mundo.

Decididamente não busco mais
Teoremas.
Descuido-me enfim dos adjetivos
Dos pronomes retos, oblíquos
E demonstrativos.

Somos artigos indefinidos:
Eu, tu, ele... Nós? Quem sois vós?
Vozes passivas ou reflexivas,
Expelimos grunhidos.

E o particípio morrendo?
E o gerúndio vivido?

Patéticos,
Nós, postos, opostos,
Ainda recorrendo
Ao superlativo absoluto sintético.

Mas que sujeito ainda se perderia
Na absoluta síntese?

21 comentários:

  1. Ave Cesar da Blogosfera!
    Meu "particípio morrendo" saúda o seu
    "gerúndio vivido"! E se atira "de peito aberto"... "sobre a lâmina afiada da noite."

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pastor de perguntas
    Mancas, erradias,
    Desgarradas das trilhas
    Dos costumes....

    Loucutor de mensagens cifradas...

    No alto de mim guarda de trânsito multando-me os sonhos...

    O máximo, Marquinho!

    Sim, os três, coisas grandes, grandiosas... Aliás, hoje estou assim sem palvras, mas assombrada. É uma expressão singular e provocativa sempre a sua.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Marcantonio

    Fevereiro é um mês especial para mim: num fevereiro minha mãe nasceu; num fevereiro, minha mãe partiu... E, sobretudo, num fevereiro nasceu-me um dos filhos. Todos os três significativos acontecimentos, em dias vizinhos (no inicio do mês). Sendo assim, este período deixa-me muito, muito sensível.
    "Três Poemas No Início de Fevereiro"...
    Nenhuma palavra, senão: BRAVO!
    Enorme abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  4. ão bem decifras os sinais da esperança e do medo, os sinais que surgem no horizonte quem sabe da alma a se misturar no céu, no planalto do olhar. Só o homem mesmo para se perder nessa "absoluta síntese" da existência e sim acho que por vezes é patético o modo como as escolhas são completamente mal pensadas, sem escolha, sem consciência. Os anjos, do filme que observam tudo de lá de cima sabem o quão tudo passa, o quão não vale a pena a violência, o quão somos pequeninos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esperança e medo é de um lirismo exemplar, provocativo mas cheio de suavidade. Sopro benfazejo de poesia em alto grau. o Planalto também é altíssimo, o 'olho de pássaro' é agudo. Suspensão de juízo fecha com uma gramática de viver,


    abraço

    ResponderExcluir
  6. olha, sujeito danado, nenhum predicado que eu disser estará à altura da sua oração soberana.

    sou mestra em suposições mas afirmo categoricamente: você não é poeta, você é O POETA.

    admiro-te e muito.

    beijo, meu mago!

    ResponderExcluir
  7. Poetas e suas eternas sínteses do infinito.

    Belos dizeres, meu caro!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. o primeiro poema ficou impecável! parabéns.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Do alto de mim
    Observo-me:
    Severo espectro
    Com olho de pássaro
    Adicto ao mundo.



    que verso!

    verso que define a caricatura ideal de um anjo ou um poeta.

    o filme de wenders é o meu eleito, por toda a visão que ele nos induz.


    e eu completaria o quadro entre você, os versos e os anjos do filme com:

    Toda essa seiva de sol sempre nascente,
    Inoculada nas minhas veias viciadas
    No fluxo mortiço das horas nubladas,
    Talvez signifique que este súbito apego
    À vida jamais se oxidará no meu corpo.


    seu trabalho é de imagens
    as palavras trabalham para você.

    beijo.

    ResponderExcluir
  10. Marco, fevereiro começa ótimo com a leitura dos teus poemas, que, verdade, não sei dizer qual destacar porque excelentes.
    É melhor senti-los e calar.
    Abraço forte e que venham os outros meses.

    ResponderExcluir
  11. e quanto mais vejo menos quero ver
    felizes daqueles que caminham cegos entre a multidão
    não somos desses!
    Beijos
    Laura

    ResponderExcluir
  12. O início de fevereiro diz coisas tão belas que é preciso ler e reler. Poema bom é assim: convite à releitura, e cada uma delas revela alguma beleza que não se descobriria de outro jeito. Uma delícia total, Marco.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Poetíssimo!

    Como destacar um entre três belos?

    Fevereiro já está marcado pelos teus belos poemas.

    "É por tanto que temo que esse encontro
    Embriagado da aurora com o crepúsculo,
    Se atire de peito aberto, suicida precoce,
    Alucinado, sobre a lâmina afiada da noite."

    O filme...Bárbaro!

    Beijos, poeta!

    Mirze

    ResponderExcluir
  14. Com quantos anjos se faz um homem? Com quantos pássaros se faz um marcandoido? Com quanto gosto uma bípede lê os seus poemas ?
    beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Marcantonio, amanhã, dia 11, aniversário de 1 ano do Mínimo Ajuste. Vai lá assoprar a velinha :)
    beijos
    BF

    ResponderExcluir
  16. fevereiro, o mês breve, das palavras longas e dos desesperos de neve. rolam os seus dias, gostos, por gargantas que os amolam e apontam para as grandes indefinições de pleno-dizer, de quase desvela-ser.
    de megafone em punho, todas as coisas se tornam possíveis. e o nunca torna-se apenas arcaismo... mesmo fora do verso.
    abraço de fevereiro!

    ResponderExcluir
  17. Poeta.
    Dos grandes.

    Nada mais a dizer.
    bjs

    Rossana

    ResponderExcluir
  18. Existem certos amores, que permanecem como diamantes encrustados em nosso coração.
    A ansiedade de reencontrar, a vida vivendo já, antes do tempo..... ah.... o amor!

    ResponderExcluir
  19. Não sei qual o melhor dos três- difícil escolher. Um bem haja à sua poesia. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ter alguém "engastado" em meu peito é o que eu mais queria.
    Mas do alto de mim mesmo sou multado pela absoluta falta de sonhos.
    Restam os bons filmes e os pronomes indefinidos.

    Belos e expressivos poemas!

    ResponderExcluir