Como ter a disponibilidade criativa e lúdica de um anônimo construtor de castelos de cartas que se submete apenas às injunções do próprio medo (sagrado medo!) de que eles desabem diante dos seus próprios olhos?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Três Poemas

HIDROLATRIA

Cristais de sal
a memória:
conserva a vida
desidratada.

Ressequido
anseio o mar:
memória diluída
n’água.


DIAGNOSE

Tu achas que sou triste?
Será em razão de haver na água dos meus olhos
fragmentos do solo das luas que jamais viste?

Ou deve-se ao ar de mistério que sai das minhas narinas
aquecido por um sol que nunca raiou noutro hemisfério?

Talvez seja porque me fuja da boca um rio afluente
De sílabas que vez alguma me retornou da foz alheia.

Ou porque as minhas mãos não saibam como plantar
uma árvore na fronteira entre o outono e a primavera.
Não há fronteira exata entre o outono e a primavera?!
Talvez esse seja o motivo.

Ou então porque a estrutura óssea dos meus pés
Não seja apropriada para caminhar sobre um solo
Feito de farelo de ossos.

Afora isso,
Não sei qual a razão de achares que sou tão triste.




amplos
separados
campos 
de cor

azul crença 
de
céu

vermelho carne
avesso
incréu

ocre terreno
ao léu
espelho
vindouro

amarelo anel
anelo
d’ouro
insólito
eloqüente
solvendo
-se

no vácuo
logos
silente


18 comentários:

  1. Hidrolatria... Bem faço eu, Marcantonio, que conservo num mar de álcool a minha vasta amnésia.

    "Talvez seja porque me fuja da boca um rio afluente
    De sílabas que vez alguma me retornou da foz alheia."... Mais dois dos muitos versos seus guardados no meu baú, para a série de poemas que estou prestes a lançar: Maravilhas da Reciclagem Poética.

    Se eu fosse você, terminaria o terceiro poema no suave "silente". Ou, talvez, experimentaria purpurinar a fonte da estrofe final sobre o "branco anímico".

    Abraço

    P.S.: Se me permite o atrevimento de uma retificação, há fronteira entre o outono e a primavera, sim. É que ela não tem a mínima linha: é obesa, como todos os que hibernam.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que tenho olhos tristes, não sei por que, mas é difícil convencê-los de que são só os olhos (só quando estão abertos).

    Lindos poemas!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. é uma tal de tristeza vazada
    de vazio vazante
    ...

    forte abraço,
    irmão.

    ResponderExcluir
  4. É poeta. Com todas as cores e tristezas - na beira do mar - "começo do caminhar pra beira de outro lugar'... Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Lindos poemas, meu querido!
    Um presente encantador!
    Grata.
    Abraço da
    Zélia

    ResponderExcluir
  6. Marcantonio,


    Cristais de sal
    a memória:
    conserva a vida
    desidratada
    .


    Um trio cristalino: a água em todos os seus estados... poéticos!

    E nos teus amplos e separados campos de cor, sento pra te ler e não quero mais sair...



    Muuuuito lindo,
    Bj grande.

    ResponderExcluir
  7. Bem que ia responder ao diagnose, que dá margem a falar da tua poesia de um modo geral...Mas é que hoje eu estou triste. Tristeza sai largando tinta e desdizendo palavras. Triste e com medo. O medo é um sentimento que aprisiona. Amanhã quem sabe saberei dizer sobre o diagnose. Nossa, acordei de madrugada com um ladrão no meu quarto. Incompreensão, susto, perplexidade, medo e tristeza. Não cabe ainda na minha cabeça que devamos temer os homens como tememos as feras. E devemos. Salvador tornou-se uma selva, e já foi tão serena. Enfim, te comento noutra hora, porque gostei dos poemas.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. "olhos tristes" são os que normalmente brilham mais provavelmente por causa da água que fica como uma garoa cobrindo o olhar - dos teus olhos não sei...da tua poesia sinto a arte, as imagens, até um pouco sensorial. E adoro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Marco, essa tríade de poemas magníficos salta aos olhos.
    Bem-aventurados os que têm a oportunidade de fotografá-los e guardá-los na retina.
    É um privilégio.
    "Diagnose", então, é um poema impossível.
    Eis tudo.
    Aquele abraço, bardo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Marco!
    Tudo bem? Faz tempo que não entro aqui, mas, estou voltando aos poucos. Gosto de ler suas linhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. "Tu achas que eu sou triste?"
    Ainda hoje pensava nisto, se sou triste. Acho que nem vou responder, nem escrever um poema, tu disseste tudo!

    Adorei a forma com pintaste as cores, também eu as ando a pintar, faltam-me é os diluentes!

    Roubei um quadro teu (já tinha usado, mas é uma imagem poderosa)

    Beijos!
    Laura

    ResponderExcluir
  12. Mas é claro que é poeta, que dúvida!
    O primeiro terceto do segundo poema é um achado.
    O poema é todo um corpo de tristeza.
    O terceiro poema acompanha o vídeo de mãos dadas. E que vídeo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Hidrolatrado poeta. Vens de três em três, cada um mais intrigante que o outro. O último não serve para os daltônicos e os tubarões. Não creio que haja quem te ache triste. Mas é bom que penses assim, se é essa tua tristeza encarnada te faz escrever tão bem, mesmo quando estás alegre.

    ResponderExcluir
  14. Poetíssimo!

    Diagnose é show!

    Sob meu olhar, todo poeta é triste. Como você é poetíssimo, é triste sim.

    O último poema é um arco-íris com direito à pote de ouro no final.

    BRAVÍSSIMO!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  15. Hidro,
    hidra,
    algas,
    cabelos,
    sal,
    veneno.

    ah de repente me lembrei do verde



    abraço

    ResponderExcluir
  16. Amei a memória que conserva a vida desidrata, nem que seja dentro de um vidro ou na geladeira, mas conserva, o que também não sei se é bom ou se é mal, que a vida tem de um dia ir memória abaixo para ser reinventada.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Também anseio o mar, amigão!!! Que beleza...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Deve ser porque ser triste te deixa tão bonito.

    ResponderExcluir