Como ter a disponibilidade criativa e lúdica de um anônimo construtor de castelos de cartas que se submete apenas às injunções do próprio medo (sagrado medo!) de que eles desabem diante dos seus próprios olhos?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cow Parade

As vacas tomaram a cidade de São Paulo. Desde 22 de janeiro vários pontos da cidade foram ocupados pelas vaquinhas customizadas do evento Cow Parade. São cerca de 90 esculturas de vacas realizadas em fibra de vidro e decoradas, de forma criativa e bem-humorada, por artistas plásticos, designers e arquitetos locais. O evento, criado no final da década de noventa, na Suíça, já foi realizado em quase 60 cidades do mundo,e pretende unir estratégia de democratização da arte, publicidade e responsabilidade social, já que, ao final, as esculturas são leiloadas, sendo a renda obtida, doada à instituições beneficentes. Aqui no Brasil três cidades já sediaram a Cow Parade além de SãoPaulo: Curitiba, Rio e Belo Horizonte. Entre os exemplares expostos agora, chama atenção a impagável e crítica vaquinha COWgestionamento, toda recoberta por carrinhos em fila.


Você pode ver outras imagens da coleção aqui:http://www.flickr.com/photos/tags/cowparadesaopaulo2010/


No site oficial você encontra a Cow Gallery, com todas as vacas produzidas em todas as cidades: http://www.cowparade.com/WorldwideGallery.php

Mas, na verdade, o que motivou este texto foi um paralelo curioso, do qual me lembrei e tratei de pesquisar. Em 2009, em João Pessoa, durante o festival de cinema Cineport, foi realizada a Bode Parade, diretamente inspirada na cosmopolita Cow Parade, e homenageando um animal emblemático do Nordeste. Embora menor, o evento pessoense não ficou atrás em termos de criatividade, ao que parece, e lá, também, os trabalhos foram leiloadas em benefício de obras sociais. A criativa analogia merece ser lembrada.


Infelizmente os registros na Internet são escassos, mas eu consegui informações no site Babel da Artes. Clique aqui para ver mais alguns bodes: http://babeldasartes.wordpress.com/2009/05/07/cow-parade-nordestino-e-bode-arte/

Abaixo, um vídeo sobre a Cow Parade em Madri, 2009:



Nenhum comentário:

Postar um comentário