Como ter a disponibilidade criativa e lúdica de um anônimo construtor de castelos de cartas que se submete apenas às injunções do próprio medo (sagrado medo!) de que eles desabem diante dos seus próprios olhos?

sábado, 23 de julho de 2011

Um Poema meu Ganhou Voz

Eu nunca havia escutado a leitura de um poema meu. Mas a experiência aconteceu-me agora: tive o poema Solidão lido no blog Me and You por Beth/Lilás. Devo dizer que é uma sensação curiosíssima -  tão acostumado que sou à leitura silenciosa, à abordagem visual - me pareceu que o poema se tornara autônomo, livre, e o percebi de uma forma diferente, mais intensa. Realmente curioso isso.

A leitura de Beth é muito boa, sensível, mas límpida, sem excessos interpretativos. E o projeto dela é bastante interessante: propõe a leitura de poemas não apenas de poetas consagrados, mas daqueles que atuam na blogosfera;  e ela almeja um espaço integrativo em torno da poesia.

Para quem quiser conferir, eis o endereço do Me and Youhttp://wwwmeandyou-meandyou.blogspot.com/

Beth também mantém o blog Mãe Gaia: http://www.supremamaegaia.blogspot.com/ , e há lá uma interessante justificativa de seu novo projeto.

13 comentários:

  1. Oi Marcantonio, vim conhecer seu blog, convidada pela minha amiga Beth. Vc é um poeta maior sim! Dos melhores que tenho visto na blogosfera. Encantei-me com sua escrita. E te compreendo com todas as fibras da minha alma, abração,

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito contente em ter lhe encontrado pela rede Marcantonio, e o projeto é este mesmo, como você bem o disse acima - Integração e libertação da poesia pela blogosfera. Espero que tenha atingido este propósito, escolhendo suas belas palavras para abrir o blog com escritores da blogosfera.
    E olha só, um elogio da Glorinha aí acima é um reconhecimento e tanto, pois ela é uma das melhores poetisas e escritoras do momento pela rede.
    Que legal, fiquei feliz com a escolha do seu nome para abrir o blog!
    abraço carioca

    ResponderExcluir
  3. muito bom Marco ela escolheu um poeta maravilhoso :), beijos

    ResponderExcluir
  4. Super máximo!

    Ela deu emoção à um poema já tão completo.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcantônio... que bonita experiência
    parabéns pelo poema e pelo reconhecimento
    é poeta sim

    abs

    ResponderExcluir
  6. De fato, é ouvi o poema ressignifica muito as emoções que ele desperta na leitura. Essa semana fui recitar em uma rádio, me senti bem estranho... E agradecemos a dica do blog da Beth!

    ResponderExcluir
  7. Marcantonio! Gostei muito do teu poema, e ao ouví-lo, gostei ainda mais! Acredito mesmo que deves ter sentido algo muito especial ao ouvir o teu poema...Se para mim, leitora foi emocionante. imagino o que foi pra ti...
    Achei o projeto do blog da Beth muito interessante, até tentei postar um comentário por lá, mas o droga do blogger não liberou! Tentei várias vezes!!!
    Parabéns, poeta, cada poema que escreves vai ficando mais e mais apurado!!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Maravilha, Marco. Imagino a sua emoção com essa prenda da Beth. A escolha dela foi excelente e a interpretação, sensível, "exata".

    Abraço

    P.S.: Bipede vai embora hoje, e acabamos só falando por telefone. Para a próxima, precisamos planejar uma tocaia.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, realmente, quando ouvimos o que escrevemos, o som, a fonética, algo no éter se modifica.
    Parabéns e muito grata por seguir-me!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Fui conferir e realmente ficou muito bom! Isso deveria ser sempre assim, poesia combina com voz!

    ResponderExcluir
  11. Além do belo poema, a voz da Beth traz uma outra dimensão aos seus versos. Poesia é para ser dita em voz alta, na melhor tradição dos poetas primeiros. Parabéns.
    E um grande abraço

    ResponderExcluir