Como ter a disponibilidade criativa e lúdica de um anônimo construtor de castelos de cartas que se submete apenas às injunções do próprio medo (sagrado medo!) de que eles desabem diante dos seus próprios olhos?

domingo, 23 de maio de 2010

Descobrir ou Inventar

Entendi, enfim, que não se trata de mudar a forma das coisas, mas de apurar a percepção. Nada mudará essencialmente, senão a forma como a tudo percebo.

Se há diferença entre descoberta e invenção, a minha estratégia é me descobrir como se me inventasse.

A marionete que adquiri consciência, não rompe os fios que a movimentam; passa a perceber a si mesma como sendo a razão da cena. A dança só se encena no dançarino.

Um rio. Um barco. Neste, eu mesmo com os remos nas mãos. Grandes espelhos ao longo das margens: o rio movimenta o barco, movo-me com o barco enquanto o movimento, e movo-me nas margens se flagro a mim mesmo de lá me observando.

















Sem Título - Aquarela e lápis aquarelável - Marcantonio

4 comentários:

  1. Meus olhos pararam nas águas aquareladas primeiro: bonitas águas, belo trabalho! Mas, enfim prossegui (hoje era um dia só do sentir, sem a parceria do pensar, mas olha você fazendo o sentir pensar...rs). Descobrir ou inventar???? SE há diferença entre uma coisa e outra...não, acho que não, sabia? Toda descoberta legítima é uma invenção. O olhar recria a poesia, recria a obra de arte, enfim, olhar é criar, eu acho.
    Mas eu estou só pensando ainda...Seu texto me pôs a pensar...
    Abraço, Marcantônio

    ResponderExcluir
  2. "Se há diferença entre descoberta e invenção, a minha estratégia é me descobrir como se me inventasse."

    Que coisa mais bela!!!

    ResponderExcluir
  3. Tânia, filosoficamente eu me inclino a crer nisso. O que não será invenção? Inventamos uma realidade móvel, e, contraditóriamente, inventamos uma estabilidade que a sustente. O olhar inventa enquanto é inventado por outro olhar (isso tá ficando complicado). E a razão, esta invenção, nos manda tratar "descobertas científicas" como teorias!

    Abraço.

    ResponderExcluir